Fundamental 2 : alunos trabalham as Vanguardas Europeias

02 Jul 2019
Estudantes foram incentivados a produzir jogos baseados na experiência das artes

Com intuito de ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem no componente curricular Arte, as turmas do 9º ano do Fundamental II foram desafiadas pela professora Karla Martins a desenvolverem jogos acerca do universo das Vanguardas Europeias.

Do tabuleiro à quadra, múltiplas possibilidades de interação com a linguagem artística do início do século XX foram propostas e experimentadas. Esse projeto pedagógico aponta para o protagonismo dos alunos na articulação da teoria e a prática do tema de forma divertida e inovadora. Desafio aceito e vencido pelos alunos! A atividade despertou curiosidade e estimulou a criatividade para a apresentação dos resultados das pesquisas nas turmas.

As Vanguardas Europeias são o conjunto de tendências artísticas que provocaram uma ruptura com a tradição cultural do século XIX. As correntes de vanguarda surgiram antes - durante e depois da Primeira Guerra Mundial -, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade que influenciaria fortemente diversas manifestações artísticas em todo o mundo. Entre as principais expressões das Vanguardas Europeias estão o Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo.