“Damas Cristãs no Brasil” já disponível nas livrarias Jaqueira

05 Out 2021
Edição comemorativa da obra de Madre Tarcísia foi lançada neste domingo (03/10)

— Caderneta de Identidade, por favor!
— Anne Marie Josephine Adolphine Steyaert; em religião, Dama Loyola Steyaert, religiosa da Instrução Cristã.
— Nascimento?
— 22 de março de 1860 – Bruges, Bélgica.
— Destino?
— Olinda, Pernambuco, Brasil.
— Finalidade?
— Sacrificar-me e consagrar-me inteiramente à juventude brasileira.

Assim começa a viagem de oito religiosas ao Brasil que carregavam o propósito corajoso e ousado de implantar a bandeira do Sagrado Coração de Jesus e construir um projeto educacional cristão fora da Europa. Era 15 de outubro de 1896, quando a missão desembarcou no Porto do Recife, construindo um novo capítulo na história das Religiosas da Instrução Cristã.

O diálogo acima inicia a narrativa de Madre Tarcísia PItanga sobre a chegada das irmãs pioneiras e está descrito no livro “Damas Cristãs no Brasil”, que teve o lançamento de edição comemorativa dos 125 anos de presença da missão no Brasil, neste domingo (03/10), na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega. A publicação ganhou uma nova roupagem em capa dura e diagramação especial para abrigar relatos, fotos, trocas de cartas e impressões dos primeiros e tão sensíveis anos da congregação no país.

“Amamos aquilo que conhecemos. E é isso que esse livro representa: a descoberta ou redescoberta da nossa história e o fortalecimento dos laços de carinho e afeto pela missão e pelo Colégio Damas”, comentou a diretora do Colégio Damas, Irmã Marcela Sarmento. A superiora-geral da RIC no Brasil, Irmã Cleonice Santos, também esteve presente no lançamento e destacou a importância deste novo marco para a história da congregação: “É uma alegria rememorar as nossas raízes. Elas revelam a nossa história no Brasil e reforçam a ação de Deus na nossa vida e a força do espírito que se expande por meio do nosso Carisma”, disse a superiora. Pais, alunos, ex-alunos e educadores estiveram presentes ao evento.

O livro “Damas Cristãs no Brasil” está à venda na Livraria Jaqueira ao valor de R$ 80. A arrecadação das vendas será destinada às atividades da Casa do Migrante Irmã Adélia, que acolhe refugiados no Recife. Além de espaço de atendimento social, os migrantes têm o apoio profissionalizante do Centro Social Dom João Costa.

Madre Tarcísia - Nascida na cidade do Recife (PE), no dia 10 de maio de 1911, ingressou aos 23 anos na vida consagrada junto às Religiosas da Instrução Cristã. Na fase do noviciado, teve como mestra Mérè Marie Alphonse, uma das pioneiras da congregação no país. Tanto na congregação como no magistério, Madre Tarcísia exerceu diversas funções, assumiu cargos como superiora, diretora, conselheira provincial, entre outros. Além do livro, a atração pelas letras levou Madre Tarcísia a escrever os hinos dos Colégios Damas e Nossa Senhora da Graça.