Notícias

Projeto-piloto traz mais interatividade para a sala de aula

03 Ago 2021
Inverter a disposição de bancas com mobiliário pétala possibilita mais protagonismo do aluno

Promover a maior interação em sala de aula é uma jornada constante no Damas. Além dos conteúdos, a multiplicação de metodologias ativas também é atravessada pelo ambiente. E é pensando nisso que o colégio iniciará, neste segundo semestre de 2021, um projeto-piloto de mudança de mobiliário das salas do Infantil 4, 3º ano e 4º ano do Ensino Fundamental. As turmas dessas séries passarão a contar com bancas no estilo pétala. 

Esse mobiliário apresenta uma nova organização dos alunos em sala, que será circular. Nessa dinâmica, os alunos passam a se olhar de frente, percebendo melhor o outro e facilitando as comunicações entre os colegas. “O intuito é a interação. É o olhar no olho para descobrir juntos com propostas educativas voltadas para a interação”, explicou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais até o 3º ano, Brenda Poggi. Essa proposta de distribuição espacial dos alunos também prioriza, segundo Brenda, o protagonismo do estudante e coloca o educador como mediador dos conhecimentos. 

A gerente educacional, Ceres Campêlo, reforça que cabe ao educador multiplicar os benefícios educacionais desse ambiente, provocando e estimulando o pensamento crítico, cooperação e a resolução de problemas. “O novo mobiliário vem como um coringa no aperfeiçoamento das nossas metodologias ativas. Teremos um período para verificar como será a adaptação de todos”, explicou. Ela destacou também que a mudança de mobiliário continuará respeitando as regras de distanciamento preconizadas hoje em um metro, em virtude do plano de convivência com a Covid-19.

notícias relacionadas