Notícias

Setembro Amarelo ganha programação especial

20 Set 2021
Rodas de conversa, acolhidas e palestras na rotina do mês para os alunos

Uma programação plural está movimentando os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio em torno de temas importantes do #setembroamarelo. A iniciativa segue até o dia 29/09, culminando em uma palestra para pais e educadores com o professor e psicólogo Eduardo Fonseca. A campanha de valorização à vida é promovida pela equipe de Psicologia do Colégio Damas.

Entre as atividades, os estudantes participam de rodas de conversa e partilham inquietações, preocupações, mas também sonhos e motivações para o dia a dia. Esse é um processo de escuta e acolhida que sempre tem como foco o conforto emocional dos jovens. “Saúde mental é a capacidade de estar atento às nossas emoções e pensamentos. Saber como agir diante dos problemas nos dá a sensação de controle da nossa vida”, comentou a psicóloga Juliana Nigro.

Na última sexta-feira (17/09), os estudantes foram recebidos com bottons e marcadores de livros sobre o tema, como lembretes para a importância de serem multiplicadores do cuidado consigo e com o outro. Diariamente, algumas atividades entram na rotina de sala de aula, em parceria com aulas de Formação Humana e Pastoral, para trabalhar a saúde emocional em contextos diversos. Painéis interativos e trocas de correspondências estão oportunizando muito desse crescimento e fortalecimento das emoções.

Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. A campanha, que hoje abraça quase todo o mundo, é um momento de trabalhar o tema com vários públicos de forma responsável e solidária.

notícias relacionadas